10 de outubro de 2007

9/10/2007


Hoje foi o enterro de um grande amigo e entre tudo que imagino passar nesta vida, isso era algo que sequer imaginava. Ver o sorriso de alguém que a gente ama desfalecer, saber que sequer conseguimos nos despedir e ter a sensação do NUNCA MAIS doí mais do que muitos possam pensar.
No velório, uma representante da religião do Diego disse que poderíamos estar nos perguntando "Onde falhamos". Seguindo, ela disse do quanto estamos sempre tão ocupados com nós mesmos que não conseguimos ouvir os gritos de socorro silenciosos de quem está ao nosso lado.
Não sei se Diego gritou. E também não sei se poderia ter feito algo para evitar. Fui praticamente a última pessoa a vê-lo antes do ocorrido, e isso me aliviou. Ao mesmo tempo pensei nos que ficaram, pois pelo meu "parceirinho" só me resta orar.
Pensei em quantas vezes enchemos a boca para dizer "sou teu amigo" e sequer conseguimos exercer o olhar íntimo: aquele que enxerga onde está escuro e que tem a capacidade de ouvir e sentir o que não está sendo dito nem demonstrado claramente.
Precisamos parar de nos desculpar pela falta de tempo, pela correria. Por favor, meus amigos não fiquem em silêncio quando algo doer em vocês. Gritem, por favor. Gritem. Chamem-me, peçam ajuda. E não me deixem só quando eu precisar.
Um simples Oi, um recado de saudades, qualquer demonstração verdadeira pode fazer a enorme diferença na vida de cada um. Não abram mão do básico, daquilo que aprendemos em casa: Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigada, não há de que.
Façamos um trato? Esqueçam qualquer briguinha pequena, esqueçam qualquer coisa do passado, olhem para frente e enxerguem o futuro repleto de pessoas especiais, cuidem daquelas que estão no seu presente e seja grata com as do passado.
Não excluam os que amam vocês. Perdoem as mágoas. Tudo é tão pequeno diante da grandiosidade e da fragilidade da vida. Valorizem isso. Valorizem cada contato de orkut, MSN, colega do primário, vizinho, irmão, parentes, colegas de trabalho.
Amem, nunca abram mão disso.
Nunca duvidem do poder do amor, da gentileza, do sorriso, de um torpedo de saudades pelo celular. Não há nada que dissipe o mal além do próprio bem.
Não se prendam em coisas pequenas, transformem a irritação em flores, em poesia. Valorizem a luz do dia...o cair da noite. Olhem em volta, orem por aqueles que precisam, do mendigo ao seu chefe. Tenham paciência, acreditem no processo da vida. Não se desesperem. Não desistam...Por favor, não desistam.
Para os que se sentem solitários, escrevam, façam um diário...Registrem aquilo que dói ou o que alegra. Adorem o mar, os bichos do zoológico, as flores da árvore da rua.
Sorria junto ao sorriso de uma criança, não se irritem com o choro de manha ou de fome.
Não hei de citar nomes, não por medo de esquecer, mas porque decidi permitir que meu coração fosse do tamanho do oceano e com a quentura de um coração de mãe. Nada está fechado, nem a alma nem meu peito. Nenhuma lágrima dói tanto quanto a sensação da ausência de quem se ama. Abram suas mentes, dissipem pré-conceitos, julgamentos superficiais. Escutem...Escutem...
Por favor, valorizem que valoriza vocês. Não desprezem um abraço, um sorriso, não se negligenciem. Tenham paciência com os mais velhos. Troquem a fofoca de bastidores por uma palavra de apaziguamento. Orem...Orem. Acreditem no poder de Deus ou de algo superior a nós.
Não desistam nunca. Não cansem. Digam muito EU TE AMO. Façam das suas vidas a maior dádiva do universo e façam ao próximo o que gostariam que fizessem com vocês. E AMEM...Pelo simples valor e prazer do ato de amar.

Mil abraços e mil beijos no coração de cada um.Aos que puderem, orem pelo meu amigo Diego Pader y Terry

17 comentários:

Beto disse...

Oi Jaque, meus sinceros sentimentos.
bjs

Anônimo disse...

Muito triste alguém que parecia tão especial deixar esse mundo. Sei lá pq sem tê-lo conhecido, nem conversado nunca com ele, sentia que ele era legal.

Um beijo muito carinhoso!

Unknown disse...

Sinto tanto pelo seu amigo...
Ele tinha um sorriso lindo, tenho certeza de que era uma pessoa muito boa, e isso é o mais importante pq sei que Deus só quer do lado dele pessoas boas, e ele tava fazendo falta para o Papai do Céu.

bjus grandes!!

Nathália E. disse...

Tenho certeza que ele está num ótimo lugar.

E quanto a tudo o que foi dito, concordo com você.
Tem se tornado tão comum a desculpa de se estar cansado ou não ter tempo...

Sempre há tempo para quem você ama, para quem você quer bem... Porque fazer estas pessoas felizes te faz feliz...

Beijos... E que essa dor se transforme logo somente em lembranças.

dZ disse...

Muito bonito o texto garota.

Pena as pessoas ainda fazerem coisas que ninguem pode explicar realmente.

Mas tudo tem volta, correção, apesar do preço...

Anônimo disse...

Passei só pra te desejar um dia bom!

O melhor que puder ser.

Beijo!

Anônimo disse...

Cara,
Eu trabalhei com Diego na Estácio e estou muito chocada e triste.
Ele sempre foi mto amigo e querido.
Gostaria de saber das próximas missas que terão.
Por favor me informe!
Bjs

Estava Perdida no Mar disse...

Oi Clara,
Até onde sei não haverá missas, pois o Diego era judeu. Sendo que na sede da ARI (Comunidade Judaica da qual ele fazia parte) serão celebradas cerimônias de oração durantes um determinado período de 1 semana ou 10 dias, algo assim.

Abraços
Espero que veja a minha resposta

Anônimo disse...

Sinto muito...
:(
Seu post de fato me fez abrir os olhos com certas coisas.
Um abraço

Anônimo disse...

Eu compreendo o impulso que o levou ao gesto, apesar de não conhecer seus motivos. Apenas desejaria que outra saída tivesse sido possível. De tudo que vi, ele parecia ser alguém que sabia refletir e também se divertir. A perplexidade fica para nós, mesmo aqueles que, como eu, sabem que essa vida a que nos apegamos loucamente é tão sem sentido, mas é tão nossa. É tudo muito contraditório. Desejo paz aos que se debatem com isso em vida e a vocês, que ficam com as saudades de alguém querido. Conversem, não se isolem. E fiquem bem.

By Ana D disse...

A morte nos faz pensar em tanta coisa...principlamente pelo fato mais doloroso: não teremos mais chances de rever e falar o q gostaríamos pra pessoa...Compreendo sua dor...

lu disse...

ai que triste...
sinto muito.

espero que esteja tudo bem.

um beijo.
=*

Flaviana Ribeiro disse...

Jaque... Sinto por seu amigo. Mário Quintana dizia que "a morte deveria ser assim: um céu que pouco a pouco anoitecesse e a gente nem soubesse que era o fim". Infelizmente a morte não é assim como idealizou o poeta. Como um sobressalto, nos pega de surpresa.
Parece até brincadeira. Mas fica, além da saudade, a gratidão por Deus ter permitido conhecer de forma tão intensa a profundidade, a grandeza, a plenitude e a beleza de um amor, de uma amizade tão grande.. E as lembranças, as melhores lembranças, vão te fazer transcender a dor e continuar reverenciando a vida.

O melhor do blog é conhecer pessoas como você! Obrigada pelo carinho com que sempre escreve. Bom saber que aí do outro lado tem uma companheira de profissão que assim como eu, ama ser "caipira".

Beijo grande!
Flá

R Lima disse...

Moça o que dizer.. deixar meus sentimentos a esta perda sua e também nossa. Quando morre alguem do bem, todos nós perdemos.. o universo perde.

Que Deus ilumine.. e te dêr também suporte a estes seus primeiros dias..

Um grande bj e fica com Deus,


Texto de hoje: Pausa...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Jana disse...

Sinto pelo seu amigo, e torço para que ele esteja em paz

beijos

Jojomeira disse...

Oi Jaque,

a pouco tempo fiquei sabendo da morte do Diego Pader y Tery. Nós fomos amigos no tempo em que ele estudou no Bennet. Buscando na internet achei seu blog. Vc pode me dizer o que aconteceu com ele realmente?
Bj Joana.

Anônimo disse...

Poxa vida! Postaram agora no Face uma foto de turma e o Diego estava nela e falaram que ele tinha morrido....nunca soube. Ele namorou uma grande amiga minha, Isabela. Lembro bem dele. Muito gente boa! Uma pena isso ter acontecido... Lindo texto. Beijo e que a alma dele esteja em paz.

Siga esta onda

Related Posts with Thumbnails

Siga esta onda

Related Posts with Thumbnails