16 de julho de 2007

Na Pós

...A religião é uma coisa só com a sociedade da qual faz parte. Assim, não existem religiões falsas. Todas, a seu modo, são verdadeiras; todas respondem, mesmo se de maneiras diferentes, a determinadas condições da existência humana. As crenças religiosas exprimem, em forma simbólica, a adesão total do indivíduo ao sagrado, a uma “outra” realidade, que para o crente é transcendente, mas para Durkheim é imanente: a própria sociedade, isto é, uma realidade que “transcende” o indivíduo, mas que se coloca dentro do horizonte mundano. Qualquer coisa que a solidariedade social promova (festa, guerra, o sexo) pode ser religiosa?

Acordei focada no sentido da última frase do parágrafo

9 comentários:

Anônimo disse...

Too complex for my body.

Rodrigo disse...

religiosa não, sagrada sim.

quem sabe, um ritual.

Rubberduck disse...

concordo com o de cima.
religiosa não.
não acredito nisso.
mas acho que sagrado é um conceito mais variavel, e poderia se aplicar.
;**

minds disse...

Hoje não estou inspirada...

lol

bjs

Anônimo disse...

É, acredito que nao seja religiosa.
Claro que é algo grandioso, mas não religioso;

Enfim, to com a ideia aqui na mente mas nao to conseguindo expressar em palavras... odeio quando isso acontece >.<

Beijos!

Lis. disse...

Em principio falamos de "tradições" e focando esse tema percebo nitidamente que muitas das tradições familiares se perderam com o passar dos séculos.

Atualmente, temos o renascimento das tradições do cristianismo sendo voltadas para conter a derrocada da população desprovida de conhecimento.

Assim, faziam e continum fazendo o clero da igreja católica em vista das ovelhas perdidas da casa de Israel. A oposição sempre deu movimento a guerra entre as potencialidades "in the world".

Enquanto houver no mundo os tais "governados" serão sempre os governantes, que estarão pondo na rádio a música que todos os filhos irão ouvir.

◘ Willian ◘ disse...

Nao sabia que durkein tinha esse pensamento...acho que max weber dizia algo mais parecido com o que vc relata no post.
Ele dizia que a religiao nao se enquadreva na realidade capitalista, já que é cheia de prioncipios.
nas nacoes capitalistas a igreja prega o desapesapego as coisas materias, uma vida simples e humilde, ou seja ideias contrarias ao sistema capitalista, que traz a ideologia de "arrecadação de lucro" e crescimento econimico etc.
a palavra religiao vem da palavra latina relegere que significa cultuar, de prestar um culto ou de experimentar um vervor apaixonado.
Entao se a guerra esta ocorrendo em muitas partes do mundo é porque o homem a cultua, a experimenta, entao de uma forma literal guerra sexo e festa podem ser religiao

Rodrigo disse...

curto umas idéias do Durkheim

Sujeito Oculto disse...

Isso quer dizer que não existem mentiras. Tudo é verdade.

Siga esta onda

Related Posts with Thumbnails

Siga esta onda

Related Posts with Thumbnails